quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Um presente pra lá de especial...






Era o início dos anos 80 (ou final dos 70) e estava acontecendo um festival na cidade em  que sua família, recém chegada de Brasília e já bem adaptada na Breno Pinheiro, passava os finais de semana a reunir-se para boas conversas nas casas dos vizinhos que eram amigos- irmãos. E de repente um disco na radiola da casa, toca uma música tão linda que mesmo com pouca idade, a menina largou os amigos, os brinquedos e correu pra perto do eletrônico antigo de onde saia a linda melodia, que chamou atenção primeiro pelo instrumento que parecia ser um bandolim e depois veio a letra.... 
O tempo passou, ela buscou e ninguém sabia que música era aquela que ela cantava e pedia pra ganhar, com apenas um refrão meio torto , errado e sem rumo gravado na mente. 
Passados quase 30 anos ou mais, um amigo músico diz a ela em meio a uma conversa sobre Festivais , finalmente, de quem é a música , que ao cantar um trecho meio sem querer, provocou surpresa e alegria pois a muito já havia desistido de procurar e sem demora,  um outro grande amigo a presentou com a melodia tão marcante e em mais de uma versão.
Feliz? Muito! Ouvindo sem parar... E ela adora  na voz da mulher porque foi a primeira que ouviu e marcou lá atrás, no tempo...
A música? Fala de labirintos da ilusão , de um passarinho na mão ,de fruta doce,  de sol , de um tempo que ficou pra trás. De bem querer...

Pois vai lá " Passarinho, voa, voa por outros quintais e se desfaz nos labirintos na imaginação. Ela só quer de novo um tempo que ficou pra trás. Estende a mão mas só recolhe um resto ilusão." 

Como é bom ter amigos! 


" Naquele tempo era o sol, 
um passarinho escondido na minha mão.
Era um quintal de sorrisos 
A fruta doce madura no coração

Naquele tempo era um campo
Era uma chuva na telha, era um prazer
Uma centelha , um espanto
Um bilheteiro , uma rosa , meu bem querer

Um passarinho voa, voa por outros quintais
E se desfaz nos labirintos da imaginação
Ela só quer de novo um tempo que ficou pra trás
Estende a mão mas só recolhe um resto de ilusão 

Era um vampiro na porta
Uma pontada no peito
Era o amor!
Era um soluço abafado
Um sonho cor do pecado
Era uma dor!

Um passarinho voa, voa por outros quintais
E se desfaz nos labirintos da imaginação 
Ela só quer de novo um tempo que ficou pra trás
Estende a mão mas recolhe um resto de ilusão

Naquele tempo era doce
Era uma fruta sorrindo na minha mão
Hoje é quintal esquecido 
Um passarinho ferido no coração

Um passarinho voa, voa por outros quintaaaaais........."




George Mendes e José Paulo Cunha


Obrigada , Zah!

11 comentários:

  1. queria saber o título e quem canta essa música

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só hoje consegui acessar sua pergunta, anjo. O nome é Quintal de Passarinhos de George Mendes Paulo José Cunha, conquistou o primeiro lugar no FENEMP - FESTIVAL NORDESTINO DE MÚSICA POPULAR DO PIAUÍ . Linda música!!!!

      Excluir
  2. Gente, há muitos anos, que nem sei qual, ouvi essa música na casa de minha amiga Cleveland, cantado por uma moça, acho que parenta da minha amiga...tão lindo, que nunca mais esqueci o refrão...podem me dizer como posso encontrar a música e tudo mais que se relaciona a ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem o CD pra vender na PLUG, linda. Comprei o meu lá. A música é linda e o CD todo vale a pena. Também sofri anos pra encontrar e agora qu encontrei, não me separo dele de jeito algum. Escuto essa musica todos os dias. Vamos lá: Levou o primeiro lugar no Só hoje consegui acessar sua pergunta, anjo. O nome é Quintal de Passarinhos de George Mendes Paulo José Cunha, conquistou o primeiro lugar no FENEMP - FESTIVAL NORDESTINO DE MÚSICA POPULAR DO PIAUÍ só não sei de certo o ano mas foi nos anos 70. E sim, tem uma história por trás da música, fomos atrás até disso, eu e meu filho. Cona a historia de uma linda moça, irmã de um dos dois que quando em Brasilia, sentia saudades de sua infância no Piaui e o irmão, a observar sua nostalgia, fez a música pra ela. é mais ou menos isso que eu sei. Vai comprar logoooooo, vai!!!! Ah, quando compreo estava 25,00. Pode ser que ainda seja o mesmo preço. Quando peguei esse cd nas mãos, meu coração disparou , incrédulo. Tantos anos sem saber de quem e onde encntrar...poxa! suer valeu a pena. Mas mesmo antes de achar , meu amigo Zaza já me passou os autores , o que ajudou bastante a busca quase 30 ans depois....

      Excluir
  3. Gente, há muitos anos, que nem sei qual, ouvi essa música na casa de minha amiga Cleveland, cantado por uma moça, acho que parenta da minha amiga...tão lindo, que nunca mais esqueci o refrão...podem me dizer como posso encontrar a música e tudo mais que se relaciona a ela?

    ResponderExcluir
  4. Quero saber como encontrar essa música! Gosto muito dela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondi ali em cima, Elizabete, perdoa a demora. Eu não via as perguntas, só agora consegui acessar. Beijos!!!! Tem na PLUG, flor. Na rua Anfrisio Lobão já chegando na Homero Castelo Branco. A capa do CD é azul. Fica logo n o térreo em um expositor do lado direito bem na entrada. :)

      Excluir
  5. Só hoje consegui acessar sua pergunta, anjo. O nome é Quintal de Passarinhos de George Mendes Paulo José Cunha, conquistou o primeiro lugar no FENEMP - FESTIVAL NORDESTINO DE MÚSICA POPULAR DO PIAUÍ . Linda música!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Lendo aqui os relatos de todos com lágrimas nos olhos. É uma música do início dos anos 80 e assim como eu, piauiense também. Naquela época, eu com uns 10 anos de idade, em Teresina.... Minha mãe tinha um único irmão que havia migrado para o Rio e este tio estava com o diagnóstico de sua filhinha de 2 anos de idade de um tumor maligno e com o prognóstico de apenas 3 meses de vida. Minha mãe ouvia esta música repetidas vezes e chorava, chorava, pensando e lembrando do irmão querido. Uma música bastante emotiva para mim. Beijo do coração de vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa pela demora...Emocionada estou, diante do seu relato. Que bom que fez bem. Beijão no seu coração. :)

      Excluir
    2. Ô coisa lindaxde ler de você, apesar da dor. Que bom que te trouxe um momento de ternura. 🏵🏵🏵

      Excluir